"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

domingo, 20 de dezembro de 2009

A Energia no Sistema Solar

                              
 O Sistema solar constitui um macro universo semelhante ao universo atômico e celular. O sol é o centro do sistema planetário e comanda o movimento orbital dos seus planetas. O núcleo atômico e o celular comandam o movimento dos elétrons e do protoplasma da célula respectivamente. O núcleo do átomo identifica a substância. Os cromossomos do núcleo celular identificam a mensagem genética do ser vivo através do DNA. 
Estes comandos universais são regidos pelas imutáveis Leis Divinas. Estas leis foram estudadas pelo homem e codificadas como Ciência com diversos nomes: química, física, biologia, filosofia, teologia, etc.
Qualquer nome ou modalidade expressa uma faceta apenas da grande Lei do Amor e da Harmonia, que mantém o equilíbrio desta criação de Deus.
No universo eletro-atômico, o positivo e o negativo são opostos e manifestam a LUZ. No universo filosófico, bem e mal, equilíbrio e desequilíbrio, buscam pela lei da causa e efeito ou lei 1.ª de Newton da física o retorno do equilíbrio, ao bem, à grande harmonia.
As correntes eletro atômicas ou eletromagnéticas não são visíveis pela visão, mas são perceptíveis pelos sentidos. As correntes de energia das células também não são visíveis pela visão, mas são perceptíveis pelos sentidos e pelos sentimentos e emoções.
Dentro destes universos atômicos e celulares, nada se cria e tudo se transforma. O processo é contínuo e infinito. As transformações necessárias ao equilíbrio renovam seres, épocas, conceitos, formas, funções e tudo o que for necessário para manter o equilíbrio e o progresso da obra do CRIADOR.
Para compreensão desta verdade e necessário humildade e profunda gratidão.
Num discurso explicativo podemos dizer que esta criação tem três elementos que transformam e distribuem a energia do macro universo para o micro universo. O sol é a fonte ativadora da energia para a terra e seus efeitos estão visíveis aos nossos sentidos pela luz, calor e movimento. A lua é a fonte que ativa a energia das águas para a terra através do hidrogênio e oxigênio, ativando a vida.
A terra é a essência que fertilizada pelo sol e pela lua move a vida nas suas mais diversas transformações. Substâncias e formas são transformadas continuamente. Formas e funções ocorrem dessa transformação no tempo e missões são determinadas. Pela sintetização da luz (fotossíntese) nas Plantas, temos uma constante materialização. Na decomposição da matéria um retorno da energia à sua origem. As essências da terra são codificadas pela ciência química sob diversos nomes que são os chamados elementos químicos em função do seu número atômico contido no núcleo. As essências da água são o hidrogênio e o oxigênio, também codificados na química. A essência química da Luz, não sabe na Ciência, mas podemos chamar de vida ou energia vital irradiada pelo sol, pois é ela que produz e alimenta a matéria em transformação na terra.
Podemos deduzir deste raciocínio que cada vegetal tem a sua síntese (quantum) de luz e que ao ingerir alimentos naturais, cheios de vida, estamos absorvendo esta energia vital, que podemos chamar sob diversos nomes como imunidade e resistência entre outros.
Concluímos desta dedução do universo macro e micro que a nossa vitalidade depende de alimentos vegetais puros e naturais para garantir boa saúde. 
O Ser Humano como Dualidade do Visível e do Invisível
Diz o filósofo: penso, logo existo. Se estou pensando, estou existindo e criando à imagem e semelhança do CRIADOR. A nossa imagem só pode ser semelhante a do CRIADOR, se seguirmos a Grande Lei do Amor e da Harmonia do TODO, para o qual nosso conhecimento é deveras limitado.
Vimos que a materialização da luz através da fotossíntese faz crescer nas plantas e que delas podemos incorporar luz, colocar energia a nossa matéria, seja através do alimento ou do contato. 
Quando pensamos e sentimos contrários a grande lei da criação, a energia se inverte na sua polaridade e ocorre a inversão da vitalidade, ou seja, a perda da energia vital. Assim deduzimos que muitos distúrbios e desequilíbrios na energia são causados por nosso pensamento e sentimento. Inversão de energia também ocorre por uma alimentação incorreta.
Isto é explicável porque temos em nosso corpo os mesmos elementos da natureza: luz na forma de calor, água e terra na forma de minerais e substancias. Para comandar harmoniosamente nosso corpo o pensamento tem que estar funcionando na grande lei do TODO CRIADOR.
Os nossos órgãos (com o comando do nosso cérebro, onde fica o pensamento) expressão a natureza dos três elementos condutores e transformadores de energia:
-         O elemento Fogo, luz, calor ou vitalidade, como queiram chamar, ativa o funcionamento do cérebro físico que comanda pensamento e movimento; ativa as nossas gônadas que comandam a sexualidade e reprodução ativando o coração físico que comanda nossa circulação e nossos sentimentos.
-         O elemento Água, expresso pelo hidrogênio e oxigênio, comandam as funções da respiração e os líquidos do corpo. Através do pulmão e anexos fazem a limpeza do sangue e do pensamento. Através dos rins comanda a eliminação dos líquidos a limpeza do sangue e dos sentimentos.
-         O elemento Terra é comandado no nosso corpo através do estomago e anexos, incorporando e trocando substâncias diversas através da alimentação e eliminando resíduos. Nossas emoções e sensações físicas estão diretamente ligadas a estes órgãos. Percebemos, portanto com esta análise que há um componente elemento material visível e um componente não visível expresso na forma de pensamento emoção e sentimento. Estes componentes se inter-relacionam e o equilíbrio deles gera a saúde.
Nosso progresso e desenvolvimento neste universo passam por sucessivas transformações e os nossos “disquetes” – DNA das células, guardam as codificações genéticas e as alterações da energia. É importante conhecer os “programas do nosso computador” – nossa árvore genealógica – para compreendermos e melhorarmos nossa saúde, vida e energia. 

As Funções Básicas do Ser Humano 
Para facilitar a exposição simplificada, vamos considerar quatro funções ou três maiores, que regem a vida humana: movimento-respiração, alimentação e pensamento.
Estas funções resultam da circulação e transformação da energia no corpo.
O pensamento é acionado a partir do sentimento que é dinamizado pelos sentidos. Os sentimentos são passados geneticamente. Eles podem ser analisados em dois grupos. Os naturais, que são aqueles inerentes do ser animal: medo, amor, raiva, tristeza, alegria. Estes sentimentos atuando fortemente sobre o nosso SER, provocam no nosso corpo uma corrente de energia, cujo excesso descarrega nossas glândulas “disjuntores” de forma aguda, provocando uma descarga de adrenalina. Este hormônio causa, em excesso, sintomas como cefaléia, diarréia e dor de estômago, na busca do equilíbrio físico-químico do nosso corpo.
Os sentimentos não naturais são aqueles que ferem a Lei da Unidade e que impede ao homem a sua semelhança com o CRIADOR. São Muitas as expressões desses sentimentos, mas citemos alguns: mágoa, ódio, inveja, luxúria, que vão lenta e acumulativamente  gerando alterações na energia vital produzindo serotoninas, hormônio que se acumula no sangue provocando doenças degenerativas e crônicas.
Os sentimentos são, gravados na memória genética através do DNA reproduzindo imagens e formas de doenças nas gerações em evolução. É pelo conhecimento da nossa origem e do nosso SER que podemos usar a razão na busca da verdade e da cura.

Concluindo
            As informações aqui expressas representam da experiência de vida, na busca de respostas a muitas questões, lendo, meditando e estudando em diversos livros.
            A convivência profissional com diversos seres humanos de diferentes categorias econômicas, sociais e raças muito me ajudou a encontrar respostas. A busca das razões das doenças e as mais variadas formas de cura me deixaram uma curiosa na área da saúde. Da análise de tudo que aprendi, resumi este artigo tentando sintetizar nossa origem e os fatores que interferem na nossa saúde. Este artigo preparei para que os alunos do curso de “Plantas Medicinais” possam compreender o mecanismo de cura através das plantas. Duas leis da física também gosto de relembrar: a primeira lei Newton e a equação de Einstein. A primeira lei de Newton diz que toda ação ou força corresponde ou gera outra força, isto explica o equilíbrio físico, químico ou espiritual tanto no macro universo como no micro universo. Tanto no mundo visível como no mundo invisível, pois são  todos regidos pela grande lei do amor e justiça do grande CRIADOR.
            A equação de Einstein nos diz que matéria atrai matéria na razão direta de sua massa e na razão inversa de sua velocidade. Esta lei, explica porque quanto menor a partícula que for ingerida na forma de energia como “remédio” maior o poder de atuar a nível celular.
            Ao nos alimentarmos ou ingerirmos extraímos energia que é incorporada as nossas funções básicas. Através destas também podemos acelerar nossa energia. Assim se explicam as diferentes modalidades de cura que são chamadas alternativas incluindo a homeopatia, acumpultura, yoga e os florais entre outras.
            Tentei explicar a essência da energia vital e da saúde, dádiva maravilhosa de Deus para suas criaturas. Não poderia deixar de citar a mensagem do Evangelho de Jesus “Eu sou o caminho, a realidade e a vida”. Ele também nos disse: “Eu sou a luz do mundo”.
            A luz está em toda parte, também nas plantas e chega até nós. As plantas são maravilhas do criador ao nosso alcance. Buscando o amor contido na grande lição de Jesus e a sua luz contida na natureza, encontraremos o caminho da vida com saúde.
          Fonte:  Espaço Cultural Benviver .

Nenhum comentário: