"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os excessos cometidos na Umbanda



Por Pai Antônio das Almas, mensagem canalizada por Gero Maita
Pergunta: O pai poderia nos falar a respeito dos excessos cometidos dentro de certos terreiros em nome da Umbanda?

Pai Antônio: “Muito bem colocado meu filho quando diz "em nome da Umbanda", mas vale lembrar que "não é Umbanda".
O pai começa essa conversa filho, deixando claro que não desejo com minhas palavras criar um código de conduta dentro da Umbanda, muitos já tentaram e ainda não conseguiram, pois a transformação vem através da conscientização e isso agrada e soa menos invasivo para o pai.
Encontramos hoje muitos terreiros alimentando mais vaidade do que fundamentos ligados a Umbanda e a prática mediúnica. Médiuns que mais se preocupam com o nome de seu guia, ou seja, "Caboclo x, baiano y, Exu tal", pois o nome já cria uma fama. Médiuns que alimentam a vaidade do "o meu guia é melhor do que o seu" ou ainda "enxergam tudo, desdobram com imensa facilidade, escrevem com maestria", porém não são capazes de sustentar estas façanhas quando se encontram longe dos holofotes da "idolatria" dos que lhes seguem, mais manipulados do que fascinados.
Encontramos ainda estes mesmos médiuns desviando-se em suas "horas vagas", como se isso ocorresse dentro da seara da caridade nos caminhos tortuosos da luxúria que corrompe o ser, dos vícios tantos materiais como morais e, infelizmente, na inércia e na preguiça, fazendo valer o "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço".
Geralmente filho, encontramos estes mesmos médiuns vítimas de obsessões complexas, tendo a proximidade de espíritos infelizes que alimentam sua falência estimulando suas práticas antidoutrinárias, como muitos assim as chamam.
Mediunidade antes de mais nada, é compromisso com a caridade e esta caridade deve começar com a sua própria mudança, mas, nem todos pensam e agem desta maneira filho e, quem acaba pagando por estes anátemas infantis é a lei de Umbanda que acaba sendo generalizada por quem não conhece os seus fundamentos sagrados.
E por falar em fundamentos, temos os dirigentes ditos Umbandistas. Abrem suas casas com a fachada da caridade, mas na realidade "caridade manipulada e cobrada"
Encontramos vergonhosamente filho casas "vendendo" os sagrados Orixás na essência pura de Deus, colocando e relacionando os mesmos a custas de humanização sem nenhum fundamento doutrinário. Oferecem trabalhinhos para isso, para aquilo, achando que Umbanda é um mercado, onde procurando um determinado item, você encontra a sessão correspondente ao mesmo.
Comercializam a ilusão das amarrações, demandas, vinganças, mentiras, manipulam vidas ostentando o nome da Umbanda, desrespeitando o propósito dos Caboclo das 7 Encruzilhadas. Se envolvem com filhas de sua casa, fomentam a maledicência e acreditam que depois de tudo isso, pregando a figura do Já é hora de acabarmos com o derramamento de sangue dentro dos terreiros achando que com esta prática se resolve este ou aquele problema.
Umbanda é simples de se praticar, nada mais, nada menos, do que manifestar o espírito para a caridade. E caridade sempre vem acompanhada de bom senso. E bom senso se adquire com estudo, com doutrina e, acima de tudo, com fé raciocinada.
Dirigentes não são donos da vida de ninguém meus filhos, são somente seres que mais endividados, recebem a tarefa de conduzir vidas que em época pretérita tenham desviado.

Mediunidade não é "bicho de sete cabeças", pois todos somos médiuns, mas tarefa que deve ser pautada na lei de amor ensinada pelo Cristo e não pela vaidade, pelo egoísmo ou pela sensação de poder.
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." - Salmos 1:1-6.
Estudem meus filhos, estudem! A Umbanda é linda, mas precisa de mentes renovadas e não presas em conceitos ultrapassados...Reflitam !
Com a força e a luz de Ogum! 
- Pai Antônio das Almas
Artigo extraído do Jornal Cruzeiro – edição nº 07- Julho de 2012
Direção Gero Maita.

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o post, Dudu!!!
É bom estarmos alerta às vaidades dos dirigentes...
Forte abraço!

Zel mendonça disse...

Como é sério esse trabalho na difusão do que é feito com amor, por amor e pelo trabalho da caridade pura. Quando conheci a Umbanda verdadeiramente, com seus fundamentos, através de pessoas sérias, me apaixonei imediatamente, e percebi o que alguns seres fizeram com um trabalho que foi criado para atender pessoas simples, de corações simples e humildes. Conseguiram transformar em alegoria e num circo de horrores um trabalho belíssimo e de profundo conhecimento para a espiritualidade MAIOR, onde até hoje podemos perceber em determinadas Casas Espiritualistas, que se propõem a fazer um trabalho de grande qualidade humana, mas o próprio material humano está bichado e corroído pelas más tendências, sem chance de acertos e assim se aproveitando da mediunidade para pisotear o nome dos BONS ESPÍRITOS. Infelizmente, mesmo em casas que se julgam sérias habitam as criaturas doentias, que se aproveitam de pessoas ignorantes no assunto para fazerem sua contribuição para o mal. Ora, se possuimos nossa SOMBRA, porque não educá-la até chegarmos ao ponto de saber de sua existência e mesmo assim CONSEGUIR transformar em algo de bom para exemplificar como não se deve fazer. Infelizmente, ainda somos equivocados demais par usarmos o BOM SENSO e DICERNIMENTO de forma correta. Por isso nos cabe a informação incansável. Usemos o livre arbítrio de forma que não fira o outro ou se aproveite de sua credulidade fiel, das pessoas que estão à espera de receber amor dos céus e que se cure da própria culpa e consciência pesada.
Sonhadora sim. Ainda desejo sentir amor sempre e acreditar sempre.

Adriana Ribeiro nunes disse...

Ótima postagem, levantando um assunto que se arrasta a muito tempo devido a existência de médiuns sem o menor discernimento.
Alguns fazem do trabalho mediúnico, da Casa onde trabalha, um verdadeiro palco para satisfazer a sua vaidade e necessidade de aparecer.Normalmente são pessoas pouco esclarecidas e sem o menor compromisso com a causa, se preocupando apenas em chamar atenção!!!
A prática da caridade não é satisfazer desejos pessoais e sim, trabalho sério, sem interesses e conveniências, procurando ter discernimento e bom senso, tendo em mente que não existe médium perfeito, mais forte ou mais importante, mas pessoas comprometidas com a verdade, que procuram se esclarecer para não fazer do trabalho um teatro!!!
Bj.

Sandra Portugal disse...

Vim te conhecer e virei sua seguidora!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Luiz Eduardo disse...

Obrigado Sandra Por seguir o Blog...

Unknown disse...

Sonhar e acreditar num futuro melhor é bom demais, Zel!!! Estamos juntos nessa expectativas e lutemos para isso!
Bjs.