"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

sábado, 18 de junho de 2011

Fora da caridade não há salvação!


À pergunta do doutor da lei:


“Mestre, qual é o maior mandamento da lei?”, Jesus respondeu: “Ame ao Senhor seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. (Mateus, 22:36-40)






São Paulo compreendeu de tal forma essa verdade que, na citada carta aos coríntios, colocou a caridade acima mesmo da fé. Porque a caridade está ao alcance de todos – o ignorante e o sábio, o rico e o pobre – e independe de toda crença particular. E fez mais: definiu a verdadeira caridade não somente como beneficência (dar esmolas, fazer doações, angariar donativos), mas como a reunião de todas as qualidades do coração (paciência, doçura, humildade, generosidade, tolerância) no relacionamento com o próximo.






Ao apoiar-se sobre um princípio universal, a máxima Fora da caridade não há salvação abre a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema. Consagra o princípio da igualdade diante de Deus e a liberdade de consciência. Por ela, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja sua maneira de adorar a Deus, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros, em consonância com os ensinamentos do Cristo e com a lei evangélica.






Contrariamente, a máxima Fora da Igreja não há salvação, ao consagrar a fé especial em dogmas particulares, em lugar da fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, comum a todas as religiões, é exclusiva e absoluta. Em vez de unir os filhos de Deus, os divide. Em vez de incentivá-los no amor a seus irmãos, alimenta a hostilidade entre os adeptos de diferentes cultos. Sua equivalente Fora da verdade não há salvação é também exclusivista, porque não há uma só seita que não pretenda ter o privilégio da verdade. E, no entanto, quem pode vangloriar-se de possuir inteiramente a verdade? Se o círculo dos conhecimentos se amplia incessantemente e as idéias vigentes são atualizadas e corrigidas a cada dia? Somente os espíritos superiores conhecem a verdade absoluta. À humanidade terrestre só é dado conhecer uma verdade relativa e proporcional a seu grau de adiantamento.






Submetendo todas as nossas ações ao controle da caridade, portanto, não somente deixaremos de fazer o mal, mas seremos levados a fazer o bem. É preciso que nossa virtude seja ativa. Para fazer o bem, é preciso sempre a ação da vontade; para não fazer o mal, bastam, freqüentemente, a inércia e a negligência.






Allan Kardec,


O Evangelho segundo o Espiritismo,


Capítulo X







Nenhum comentário: