"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

sábado, 28 de agosto de 2010

Como avaliar nosso Karma?

Uma das  coisas que não devemos fazer, é tirarmos conclusões precipitadas sobre coisas em que não nos aprofundamos no seu entendimento.

Com relação ao karma, isso quase sempre acontece; e com muita gente.
Muitos ouviram dizer, que tudo que acontece de ruim em suas vidas é por causa desse “tal” de karma. Se a esposa gosta de arrumar estórias , brigas e confusões, vai continuar dando-lhe problemas, pois “esse é seu karma”. Se a vida tem sido por demais triste e cheia de problemas, não poderá mudá-la, pois “talvez seja esse seu karma”.
Quantas vezes você já deve ter ouvido, ou o que é pior, falado essas coisas? Pois acredite; você não tem que suportar dissabores nem viver rodeado de problemas e dificuldades. Chega de ficar se lamentando e curtindo sua autopiedade. Você pode e deve mudar sua vida reconstruindo “seu karma”. Vamos refletir juntos sobre isso.
Traduzindo o conceito de karma, o espiritismo deu-nos a idéia de ação e reação, ou melhor; toda ação executada por nós, seja no que tange à ação ou mesmo na área do pensamento, trará uma ação ou uma vibração da mesma intensidade.
Podemos entender que tudo aquilo que fizermos de bom ou mal aos outros, ou a nós mesmos, teremos o retorno.
Pelo entendimento da lei da reencarnação, onde compreendemos que vivemos sucessivas existências neste planeta e conseqüentemente estamos sempre vivenciando novas experiências e adquirindo conhecimentos, podemos afirmar  hoje já evoluimos um pouco em relação ao que já fomos  em vidas anteriores.
Os mais pessimistas poderão entender que ficaremos muito tempo ainda sofrendo o resultado de nossas experiências infelizes do passado e aí, é onde acreditamos que está um grande erro de julgamento.
Costumamos analisar o mundo pelo nosso raciocínio e pontos de visão - o que é lógico e perfeitamente normal -, mas não podemos esquecer o fato de que: quem governa nossas vidas é infinitamente superior ao nosso raciocínio e nossas formas de analisar os acontecimentos mundanos. Aí reside um pensamento a ser analisado: além do nosso entendimento e das nossas conclusões está Deus e, segundo o grande mestre Jesus, Ele é Amor na forma mais grandiosa de sua expressão. Podemos imaginar que quem ama quer o bem do seu amado e o Amor Divino espera nosso entendimento e não nosso sofrimento. Acreditamos que compreendendo nossas falhas e deslizes, muito do que nos “aguardava” deixará de ter sentido, pois já teremos aprendido as lições.
Se junto a essa compreensão passarmos a dar os primeiros passos no entendimento maior e amarmos a nós mesmos e aos nossos irmãos (fauna, flora e humanidade), com certeza, estaremos criando um karma mais harmonioso e feliz.
A nossa pequena conclusão é que podemos e devemos mudar nosso presente repensando nossas vidas, fazendo-a mais de acordo com as leis divinas e entendendo que, se problemas nos são apresentados, é porque deles necessitamos para nosso aprendizado.Portanto, a reclamação deixaria de ter sentido.
Ainda há tempo, se quisermos mudar nossas vidas para melhor, vivendo em maior alegria e satisfação. Lembremos da parábola, contada por Jesus, em que um filho, após longa ausência do lar, retorna depois de muitos desacertos e é recebido com festa e alegria pelo seu pai. Usando esse belo exemplo de Amor Divino, fornecido pelo Cristo, e se for esse seu caso, tenha calma e, definitivamente, alegre-se com seu karma.
Lembre-se o PAI não permitiria que um filho seu viesse a esse planeta de provas e expiações para sofrer, temos o direito e o dever de buscarmos sempre a felicidade, mas atenção, não procure muito longe pois ela está dentro de cada um de nós.


Fiquem em PAZ!!



2 comentários:

Beto Ribeiro disse...

Olá Dudu!!!

Grande texto irmão!!!
Isso mesmo, o "tal" karma é danado, e o pior é quando cada um acha que tudo que acontece é de fundo espiritual, se eximindo de responsabilidades pelos atos felizes ou infelizes.
Que seria de cada um se fôssemos apenas nos basear pelos karmas? Não faríamos nada, já que todos temos inúmeros erros durante esse percurso reencarnatório. Não é?
Acredito sim, que o equilíbrio entre karma e darma, nos dá bônus e paz para seguirmos sempre em busca do melhor, e vivermos com a nossa consciência plena, sem as cobranças ferrenhas que ela nos impõe.
Então... sejamos melhores a partir do querer interno, colocando em prática o que o nosso Mestre Jesus nos ensinou, que o mundo começa dentro de cada um, e sendo bons com nós mesmos, poderemos estender essa misericórdia divina aos nossos irmãos.

Parabéns, o texto foi ótimo demais.

Beijo grandão amigão e fique na Paz de Deus.

Beto.

Nanda disse...

Muito bom este texto, faz com que todos nós reflitamos!!!
Saudadesssss
Beijinhos em seu coração!