"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Espiritismo é muito mais...

Ainda que tentemos esclarecer uma e outra vez, não falta quem confunda propositada ou despropositadamente Espiritismo e Fenomenologia, Espiritismo e Mediunidade e de aí por diante.

A mediunidade não é nem nunca foi exclusividade ou privilégio dos espíritas.
Ela sempre foi e é património da humanidade.
Todos somos mediuns, sejamos espíritas ou não.Os fenômenos mediúnicos, psíquicos, anímicos, estão de a muito minuciosa e rigorosamente analisados, definidos e classificados, em livros de autores que se tornaram clássicos; podendo ser, os mesmo, consultados por qualquer pessoa, pois estão disponíveis em muitas livrarias.
Estes fenômenos ocorrem em toda parte, no seio das religiões que não os aceitam ou entendem, nos lares, nos escritórios, nas fábricas, nos veículos de transporte coletivo, nas ruas e estradas, de todas as modalidades, com mais frequência produzidos por seres moralmente inferiores, que buscam perturbar, chamar a atenção, incomodar e ou dominar a aqueles que lhes são afins ou carmicamente dependentes que geralmente são apanhados desprevenidos por sua ignorância.

Há no Espiritismo ou Doutrina Espírita, fenômenos espíritas, e até aqueles denominados de anímicos, os quais, longe de informarem, confirmam os produzidos por Espíritos. Os estudos de Ernesto Bozzano e Alexander Aksakof, a respeito, são assaz conhecidos.

Por tanto, há mediunidade no Espiritismo; ela representa o meio de comunicação entre nós (Espíritos encarnados) e os Espíritos desencarnados. É instrumento de comunicabilidade entre seres de esferas diferentes, pela vibração do pensamento em ondas longas ou curtas, de baixa e alta frequência.
No entanto, não existe Espiritismo em todo e qualquer campo fenomênico mediúnico.

No capítulo I da Géneses, item 19, Kardec escreveu: “Acusam-no (leia-se Espiritismo) de parentesco com a magia e a feitiçaria; porem, esquecem que a Astronomia tem por irmã mais velha a Astrologia judiciária, ainda não muito distante de nós; que a Química é filha da Alquimia, com a qual nenhum homem sensato ousaria hoje ocupar-se. (…) O mesmo se dá com o Espiritismo, relativamente à magia e à feitiçaria, que se apoiam também na manifestação dos Espíritos, como a Astrologia no movimento dos astros; mas, ignorantes das leis que regem o mundo espiritual, misturam, com essas relações, práticas e crenças sem base lógica, com as quais o Espiritismo, fruto da experiencia e da observação, acabou. Certamente, a distância que separa o Espiritismo da magia e da feitiçaria é maior do que a que existe entre a Astronomia e a Astrologia, a Química e a Alquimia.”

Confundir uma coisa com outra é prova que de nenhuma se sabe nada.
Não há porque, com tão lúcidas declarações, alimentar duvidas no que concerne á crenças de que o mundo se acha abarrotado, confundindo-as com o Espiritismo, somente porque essas religiões, filosofias e crenças pratiquem o mediunismo.

O Espiritismo é, certamente muito mais do que isto.


Como já dissemos mais acima, ela (a mediunidade) representa o meio de comunicação.
Querem saber mais?

A leitura e o estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

Um comentário:

Beto Ribeiro disse...

Fala Dudu!!!

Não é à toa que sou seu fã.
Muito boa essa explicação sobre mediunidade, já que até jornalistas renomados e supostamente abalizados quanto a informações verídicas, para escreverem seus textos, tornam-se meros "escrivinhadores" em revistas interessantes e até "superinteressantes" não é? Vide matéria sobre Chico Xavier, no último número dessa revista citada acima.
Mostra sim, total desconhecimento quanto ao espiritismo ou qualquer outra forma de manisfestação espiritual.
Temos hoje, além do privilégio a obrigação de divulgar mais esta doutrina que nos faz tanto bem e massageia nossos corações, com explicações e entendimentos sobre o que está aí, e muitos insistem em não ver.

Valeu Dudu!!!!

Muito bom esse post.