"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

domingo, 28 de março de 2010

LOUCURA E OBSSESSÃO

Manoel Philomeno explica que a obsessão é uma espécie de assédio espiritual que um espírito começa a exercer sobre uma pessoa e que esta se dá devido a uma perfeita sintonia entre obsessor e obsidiado.

Os motivos da obsessão podem ser diversos, mas quando esta apresenta características de tenacidade, geralmente trata-se de uma vingança praticada contra os atos que o encarnado cometeu contra o espírito obsessor, quando este ainda revestia a indumentária carnal.
O perseguidor desencarnado começa a se insinuar ao encarnado insuflando-lhe através da via telepática, idéias fixas, preocupações, medos infundados…
Aproveitando-se dos complexos, recalques e reações pessimistas de sua vítima - que o perseguidor espiritual vai explorar habilmente -, se forma uma tomada, numa espécie de intercâmbio psíquico.
Á partir daí, quando já está estabelecida a interferência e pelos fluidos deletérios que assimila do algoz espiritual, se originam os variados desequilíbrios psíquicos e orgânicos que atingem o hospedeiro encarnado.
Manoel Philomeno esclarece que "A mente, viciada e aturdida pelas ondas perturbadoras que capta do obsessor, perde o controle harmônico, automático sobre as células, facultando que as bactérias patológicas proliferem, dominadoras. Tal inarmonia propicia a degenerescência celular em forma de cânceres, tuberculose, hanseníase e outras doenças de etiopatogenias complexas, (...)".
Quanto maior a duração do intercâmbio psíquico, mais profunda vai se tornando a indução obsessiva e mais escassas as possibilidades de reversibilidade da situação, podendo levar a vítima a alucinação total…
Isto quando o obsessor também não passa a agir sobre os centros motores do indivíduo, por uma vigorosa e contínua ação fluídica, resultando numa obsessão físio-psíquica, interferindo no anabolismo e catabolismo, prejudicando o metabolismo geral do organismo.
Gostaríamos de lembrar que Manoel Philomeno de Miranda diz em seus livros que nem todas as distonias mentais são resultado da obsessão.
Na raiz das patologias mentais também existem os fatores físicos de origem congênita, os distúrbios glandulares, as anomalias da personalidade, sem falar nas descobertas da química cerebral no que se refere ao papel dos neurotransmissores na formação dos pensamentos e emoções.
Nós espíritas devemos nos deter na análise das psicopatogêneses espirituais, jamais desdenhando do tratamento médico, tratando do espírito, pois quem trata da matéria é a medicina terrena, uma vez que os espíritos superiores disseram à Kardec na questão 474 do *L. E: "(...) Freqüentemente se têm tomado por possessos criaturas epiléticas ou loucas, que mais necessitam de médico do que de exorcismo."
Por outro lado o Espiritismo abre um novo paradigma á psiquiatria, oferecendo a terapêutica espírita como tratamento coadjuvante na problemática das doenças mentais, visto que obsessão espiritual e afecção mental muitas vezes andam de mãos dadas.
Utilizando-se dos recursos da fluidoterapia como o passe magnético, a água fluidificada, bem como do hábito da oração como intercâmbio de forças, conjugado com a psicoterapia do Evangelho visando a mudança de atitude mental, o obsidiado consegue elevar o seu padrão vibratório, ficando indene às vibrações negativas do obsessor, porquanto a parasitose espiritual é uma questão de sintonia vibracional.
O obsessor por sua vez, conduzido pela equipe espiritual da casa à sessões desobsessivas, merece ser tratado com respeito e carinho, onde o doutrinador deve compreender-lhe as dores morais pelos acontecimentos de que foi vítima no passado, indicando-lhe como lenitivo para seu sofrimento a terapêutica do perdão, pois pelas próprias palavras de Manoel Philomeno Miranda " (...) toda ação má procede sempre de quem não está bem".






Fonte: Biografia de Manoel Philomeno de Miranda.

Nenhum comentário: