segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O que é ser Feliz?



Bom dia meus irmãos! Paz e Bem !


Muitos amigos me perguntam o que é ser feliz?


Existe uma diferença entre ser feliz e estar feliz, a felicidade é algo muito pessoal, é algo que não podemos medir, muitas vezes choramos de alegria, e sorrimos de tristeza , então o que é ser feliz?


Uma privilegiada cabeça brasileira, ao analisar a questão, separou a felicidade em dois tempos: o tempo vertical e o tempo horizontal. O tempo vertical é o momento intenso, vibrante, de uma realização. Pode ser a conquista de um título num campeonato, o ter passado no vestibular, o primeiro encontro amoroso, o nascimento de um filho. Nesse tempo vertical, a pessoa está feliz. É um momento especial, mas passageiro. Assim, pode-se estar atravessando intensas dores, graves problemas e estar feliz em alguns momentos: pelo diploma conquistado pelo filho, pelo emprego tão aguardado que se anuncia, pela viagem sonhada que se concretiza.


O tempo horizontal é o do dia a dia. Assim, a paixão, o ideal do amor eterno que faz a pessoa desejar estar com o outro é o tempo vertical, de estar feliz. No relacionamento a dois, na rotina em que, por vezes, se transforma o casamento, há um desgaste natural. Nesse momento, é que entra o diálogo, a tolerância, a renúncia, o cultivo da ternura, sem o que o amor esfria, até virar indiferença. Nesse momento a pessoa pode ser feliz. Feliz se tiver a capacidade de romper a rotina: inventar um programa, sair com amigos, ir ao teatro. Inventar e reinventar cada dia. Feliz se tiver a sabedoria para descomplicar as questões, acolher os limites, compreender e superar dificuldades. Dessa forma, podemos estar felizes no dia que ganhamos uma promoção, um aumento de salário compensador. Podemos estar felizes quando nosso filho volta ao lar, depois de longa viagem ou alguém muito querido nos visita. São momentos intensos, vibrantes.


O ser feliz é o estado prolongado, sempre recriado e alimentado. É a sabedoria de viver. A felicidade, pois, é uma conquista. Podemos sorvê-la, em grande dose em um momento, em um dia e estarmos felizes. Podemos sorvê-la em gotas homeopáticas, a cada dia, e sermos felizes. Podemos, pois, escolher, como desejamos a nossa felicidade: em tempo vertical ou em tempo horizontal.


Desejamos estar felizes ou ser felizes?


* * *
Sendo assim meus irmãos, lembremos que a felicidade não é um direito de cada um de nós , é sim um dever pois o PAI jamais colocaria um filho seu aqui para sofrer, o sofrimento é uma forma de crescimento, evolução, vamos procurar tirar alegria dos pequenos momentos , vamos agradecer por estarmos encarnados pois essa é uma das maiores dádivas que um espírito pode receber, a chance de poder resgatar e cumprir carmas do passado!


Tenham todos uma grande semana !


Paz e bem !






(Base do texto, extraído do livro Dialética da felicidade (3 tomos), de Pedro Demo, 2001 e na apresentação do livro Momentos de felicidade, pelo Espírito Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal).




Nenhum comentário:

Postar um comentário