"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011 !!!


                                             Marcas do Que se Foi



Composição: Roberto Pera e Flecha


Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...
O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...
Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...(2x)
Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...
O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...
Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...

Amigos que o ano que se inicia chegue para todos nós repleto de alegria, PAZ, Amor, Harmonia e LUZ, e que cada um de nós possa ter a certeza de que o ano de 2010 foi melhor que 2009 mas que não será tão bom quanto 2011, que o AMOR seja não só o nosso norte, não só uma palavra mas sim o caminho que vai nos conduzir a esperança e ao fortalecimento de nossa Fé!
FELIZ 2011  e que o mestre JESUS possa estar junto de nós em todos os momentos do novo ano !!
Dudu.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Porque é Natal !

Porque é Natal



Escrito por Raul Teixeira






Senhor,






A Tua voz é o som perfeito que me embala o ser, e que me faz ouvir o murmúrio tranqüilizante dos astros.
O Teu olhar é como o brilho solar, que me aquece a alma fria, marcada pelo desalento e pela desesperança, nessa dura marcha para a elevação.
As Tuas mãos representam para mim o divino apoio, amparo que me impede de tombar, fragilizado como estou, nos rumos em que me vejo, ante a necessidade de subir.
As Tuas pegadas indicam-me as trilhas por onde devo me orientar nessa ausência de bússola moral com o entorpecimento da ética, quando desejo ir ao encontro de Deus.
As Tuas instruções, Jesus Nazareno, mapeiam para mim o território da paz, ensejando-me clareza para que saiba onde me encontro e como estou, para que não me perca nessa ingente procura dos campos de amor e das fontes de paz.
Os Teus silêncios falam-me bem alto a respeito de tudo o que devo aprender e operar nos recônditos de minh´alma, aprendendo tanto a falar quanto a calar, sempre atuando na construção do mundo rico de fraternidade que almejamos.
Agora, quando me ponho a meditar sobre tudo isso, meu Senhor, desejo exalçar o Teu nome, por toda a minha omissão dos milênios afora, embora a Tua paciente e dúlcida presença junto a mim.
Já é Natal na Terra, Jesus!
E porque é o Teu Natal, busco em Tua luz desfazer as minhas sombras; procuro em Tua assistência superar minhas variadas necessidades; quero no Teu exemplo de trabalho atender os meus deveres.
Porque é o Teu Natal, anseio por achar na Tua força a coragem de superar os meus limites; desejo ver na Tua entrega total a Deus o reforço para minha fidelidade ao bem e, na Tua auto-doação à vida, anelo tornar-me um servidor; no culto do dever que Te trouxe ao mundo, quero honrar o meu trabalho.
No Teu Natal, que esparge claros jorros de amor sobre o planeta, quero abrigar-Te no imo do meu coração convertido numa lapa bem simples, para que possas nascer em mim, crescer em mim e atuar por mim.
E, na magia do Natal, vibro para que minhas ações permitam que o Teu formoso Reino logo mais possa alojar-se aqui, no mundo, e que cheio de júbilo n´alma eu possa dizer que Te amo, que Te busco e que Te quero seguir, apesar da simplicidade dos meus gestos e do pouco que tenho para dar-Te, meu doce Amigo, meu Senhor.
Ivan de Albuquerque
Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, em 24.9.2007, na Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ.
 
A todos os amigos e irmãos que neese ano que termina estiveram presente me estimulando, me ajudando a contruir essa página , que todos vocês possam ter um Natal de Muita LUZ, PAZ , HARMONIA, ESPERANÇA E FÉ !!!
Que nosso PAI maior possa dar a cada um de vocês tudo aquilo que desejam e que seja de seu merecimento!!!
FELIZ NATAL E UM 2011 MA-RA-VI-LHO-SO !!!
 
Luiz Eduardo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O que é o aborto na visão espiritualista?


O termo "aborto" origina-se da palavra latina "aboriri", que significa "expulsar o feto sem que ele tenha condições de vitalidade".
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), considera-se abortamento a expulsão ou extração de feto ou embrião que pese menos de 500g (idade gestacional aproximada de 20 a 22 semanas), ou de qualquer outro produto da gestação, de qualquer peso e especificamente designado, independentemente da idade gestacional, tenha ou não sinal de vida e seja ou não espontânea ou induzida.
                                                                    NIDAÇÃO



Em torno de 6 a 7 dias, após a fertilização, inicia-se o processo de implantação do embrião. Neste momento ocorre a adesão do trofoblasto ao epitélio uterino e sua penetração na decídua materna e nas artérias espiraladas. As células maternas e fetais ficam lado a lado, dentro da decídua, sem, porém, ocorrer efeitos deletérios para ambas as partes. Na decídua, durante o primeiro trimestre da gestação, e no endométrio de mulheres não grávidas, durante a fase secretora tardia, predomina uma população de linfócitos granulares grandes (LGL). Eles têm importante papel no controle da implantação e na transformação da vasculatura uterina pelo trofoblasto.
                                                              CLASSIFICAÇÃO



a) De acordo com a casualidade:
Espontâneo - interrupção natural da gravidez, antes de 20 semanas de gestação e não há nenhum precipitante do quadro. Pode ser fato isolado ou habitual. Estima-se que 40% dos embriões humanos não conseguem completar a nidação; 15% de todas as gestações terminam espontaneamente entre a 4a. e a 20a semana.
Induzido - é aquele em que ocorre ação deliberada para interromper a gestação e pode ser terapêutico, eletivo, criminoso ou ilegal.
b) De acordo com a idade gestacional:
Precoce - antes da 12a semana.(3/4 dos abortos clinicamente)
Tardio - entre a 12a. e a 20a semana.
c) De acordo com estado clínico:
Evitável e inevitável; completo, incompleto e retido; séptico e asséptico
                                                                 ETIOLOGIA



a) Genética - atinge 3 a 5% dos casais. É a causa mais freqüente dos abortos precoces. Atinge 50% dos abortos espontâneos. O mais comum é translocação balanceada dos genes.
b) Anatômica - (1) congênita. Exemplo: septo uterino, útero hipoplásico etc; (2) adquirida (sinéquias, incompetência istmo-cervical, leiomiomas, endometriose etc).
c) Hormonais - uma das mais freqüentes (insuficiência lútea, hipotireoidismo, diabete "melittus", desordem androgênica, desordem prolactina, elevação luteotrófica (LH), próprio de ovários policísticos).
d) Infecção materna - doença infecciosa sistêmica, como pneumonia, peritonite, febre tifóide, pielonefrite aguda, rubéola, varíola, malária, toxoplasmose, hepatite e outras. É freqüente nas adolescentes grávidas.
e) Alterações metabólicas - hiperhomocisteina (deficiência de várias fases do metabolismo)
f) Alterações vasculares e hematológicas - fator V de Leiden.
g) Imunológicas - o feto, pelos seus antígenos de origem paterna, representa algo "estranho" ao organismo materno e suscita uma resposta imune. Fatores supressores da resposta imunitária: prostaglandina E2, fator de crescimento tumoral, progesterona e outros são desencadeados.
h) Externos - Tabaco (riscos 2 vezes maior), álcool, irradiação (5 rads ou mais), toxinas ambientais, gases anestésicos, arsênico, chumbo, benzeno, óxido de etileno etc. Também incidem fatores como: exercícios físicos, viagens, trabalho exaustivo, traumatismo físico, emoções, coito etc.
i) Idade materna - (1) avançada (alterações citológicas sofridas pelos folículos ovarianos primários; (2) adolescente (estima-se que, entre 25 a 30% das mulheres que dão à luz no Brasil, têm menos de 19 anos de idade)). É consenso que quanto menor a idade da gestante maior é o índice de hipertensão, de eclampsia, de prematuridade, de baixo peso do recém-nascido e abortamento, desde que não haja acompanhamento eficiente em serviço de pré-natal adequado. É observado um grande número de cesáreas por desproporção céfalo-pélvica.
j) Gemelidade - o abortamento e o parto prematuro são mais freqüentes na prenhez múltipla.
k) Gravidez ectópica - é a nidação e desenvolvimento do ovo em qualquer ponto fora da cavidade do corpo uterino. Dependendo da natureza do serviço que apresentam seus dados, sua freqüência é de 1/40 a 1/400. Risco global: 0,3%. Recidiva contralateral: 10 a 15% de toda gestação. 20% ocorre em nulíparas. É de 7 a 8 vezes maior em mulheres que fizeram tratamento por problemas de esterilidade e tem grande incidência em mulheres que usam o DIU como método anticoncepcional. Podem ser classificadas em tubárias, ovarianas, abdominais e cervicais.
Etiologia: Anormalidade das tubas uterinas; Anomalias ovulares intrínsecas; Focos de endometriose (endossalpinge - ovário - peritônio); Doença inflamatória pélvica; Divertículos tubários; Tubas hipoplásicas; Pólipos tubários; Tumores; Cirurgias pélvicas etc.
Evolução clínica: É raro a tuba suportar gestação a termo e mais raro ainda manter o feto vivo. Regra geral é resolução espontânea assintomática. Abortamento tubário, ruptura tubária ou implantação secundária, são outras formas clínicas que ocorrem geralmente entre a metade do 2o. e o término do 3o. mês.
                                                  
                                                  VISÃO DOUTRINÁRIA



Allan Kardec inseriu no "Livro dos Espíritos" algumas perguntas, ao Plano Espiritual, que nos fazem apelar para um raciocínio assaz versátil para podermos entender até onde o Codificador queria que chegássemos.
Vejamos:
" L.E., 344 - Em que momento a alma se une ao corpo?
Resposta: - "A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento"...
Comentários: A retirada de um feto, em qualquer época da gestação, caracteriza um aborto.
" L.E. 356 - Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espírito?
Resposta: - "Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm por seus pais".
" L.E.356-a - Pode chegar a termo de nascimento um ser dessa natureza?
Resposta: - "Algumas vezes; mas não vive".
Comentários: A idéia fixa da candidata à mãe, em engravidar, produz uma auto-obsessão, criando um molde mental que fornece a forma energética para as células se desenvolverem intra-útero e, de acordo com André Luiz, em "Ação e Reação", o planejamento reencarnatório ocorre para uma minoria. O processo realmente obedece às leis biológicas e à lei da afinidade. Ainda, nas vezes em que não chegou a termo, ocorreu evidentemente um aborto natural.
" L.E. 358 - Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
Resposta: - "Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando".
" L.E. 359 - Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se à primeira para salvar a segunda?
Resposta: "Preferível é se sacrificar o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe".
Comentários: Ainda não tivemos a chance de nos depararmos com um caso destes. Entretanto, nestas circunstâncias, o Plano Superior nos orienta a uma análise bem judiciosa e, pela prece, colocar-nos acessíveis às orientações de nossos guias espirituais.


                                                    INTERAÇÕES MENTAIS


O ser humano é dotado de imenso potencial energético. Mobilizando esta força psicocinética, a gestante pode interferir nas ligações intrínsecas entre o espírito reencarnante e seu embrião. Se esta interferência for de amor, a gravidez se desenrolará a contento. Se, porém, for de rejeição, há sério risco de ocorrer aborto, aparentemente classificado de espontâneo.
Há de se considerar, também, a ação nefasta que determinados pais exercem sobre o concepto, seja ela direta com referência à mãe, seja indireta, criando embaraços psíquicos, através do sono, ao espírito reencarnante.
Numa similitude ao nosso temor à morte, determinados Espíritos temem deixar uma situação que lhes parece estável, no mundo espiritual, para usufruir novamente, na matéria, de oportunidades de crescimento, embora aprisionando ou anestesiando suas conquistas do passado. Neste momento retraem-se, aflora um medo do desconhecido ou medo de nascer e fracassar. Buscam, então, a solução no aborto espontâneo, mobilizando suas forças mentais.


                                                   A TRAJETÓRIA DO ESPÍRITO


O Espírito imortal, em sua trajetória rumo ao progresso, utiliza o corpo material para purificação, progresso moral e intelectual, asas indispensáveis no vôo ao infinito do conhecimento.
O exercício do aprendizado requer a reencarnação, neste ou em outros mundos, dos milhares criados pelo nosso Pai.
As moléculas perispirituais, a fim de se ajustarem àquela primeira molécula física, condensam-se previamente.
No terço médio da tuba uterina, surge à nave que transportará este ser imortal durante anos e anos, patrocinando-lhe meios de expiar suas mazelas, adquiridas nos milhares de vezes que por aqui passou. Também é a oportunidade de provar a aptidão de vivenciar novas conquistas em outras searas celestiais.
No instante em que é penetrado o gameta feminino pelo masculino (fecundação), o espírito também se conjuga a esta microscópica célula, arcabouço do futuro corpo material.
De uma única célula, subdividindo-se incessantemente, surge um amontoado de matéria sem forma definitiva. Gradativamente, entretanto, fixará o perfil humano.
O embrião, de movimentos curtos, suaves e batidas cardíacas débeis, evolui incessantemente para, próximo ao nascimento, apresentar movimentos mais largos, mais vigorosos. Estará, desde então, revestido de células, órgãos e aparelhos amadurecidos, propícios para pleno funcionamento no ambiente externo.
Um trabalho digno do mais requintado artista e, no entanto, fenômeno repetitivo há milhões de anos.
As células, durante a existência, cambiam-se em diferentes intervalos de tempo. Entretanto, mantêm constante a arquitetura primitiva gravada no perispírito.
Não é justo que tudo se acabe, prematuramente, na ponta de um instrumento cruel, manejado por um profissional assassino, frio e inconseqüente!


Bibliografia:


 O LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Allan Kardec, Edição FEB;
 VIDA E SEXO, de F.C.Xavier-Emmanuel, Edição FEB;
 GESTAÇÃO, SUBLIME INTERCÂMBIO, de Ricardo di Bernardi, 5a. edição;
 SEXO E DESTINO, de F.C.Xavier e Waldo Vieira-André Luiz, Edição FEB;
 AÇÃO E REAÇÃO, de F.C.Xavier-André Luiz, Edição FEB;
 PRENHEZ ECTÓPICA, da Enciclopédia Méd. Brás., por Luiz Fernando C.O.Braga;
 ABORTAMENTO, GO Dez.1999, por Diógenes Basegio e col;
BIOLOGIA, por Luiz Eduardo de Oliveira Ferreira