"Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões". ...Leon Denis

"O espiritismo é toda uma ciência, é toda uma filosofia.Quem desejar conhece-lo seriamente deve pois, como primeira condição,submeter-se a um estudo sério e persuadir-se que mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando" Allan Kardec

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."... (Allan Kardec)

domingo, 28 de março de 2010

EVA MITOCONDRIAL

Eva mitocondrial é o nome pelo qual é conhecido o ancestral comum mais recente (MRCA do inglês Most Recent Common Ancestor) matrilineal de todos os seres humanos vivos na actualidade.



O seu DNA mitocondrial (mtDNA) foi passado de geração em geração e está agora presente em todas as pessoas. Todo o mtDNA em todas as pessoas do mundo é derivado do mtDNA da Eva mitocondrial. É a contraparte do Adão-Y, o MRCA patrilinear, embora tenham vivido em alturas diferentes. Em 1986, pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que todos os humanos eram descendentes de uma única mulher que viveu na África há cerca de 150 mil anos, que denominaram de Eva Mitocondrial.[1] Eles se basearam na análise do DNA retirado das mitocôndrias, que difere do DNA do núcleo da célula e é transmitido apenas pela linhagem feminina. Ele sofre mutações em rápidas proporções.
Comparando o DNA mitocondrial de mulheres de vários grupos étnicos, eles puderam estimar quanto tempo se passou para que cada grupo assumisse características distintas a partir de um ancestral comum. De fato, eles construíram uma árvore genealógica para o gênero humano, na base da qual estava a Eva Mitocondrial, a grande avó de todos os humanos. Isto não significa que ela foi a única mulher existente em sua época, mas que foi a única que produziu uma linhagem direta de descendentes por linha feminina que persiste até a presente data.
Descendência por linhages mitocondriais
Sabemos de Eva a causa das mitocôndrias (um orgânulo celular) que só se passam da mãe à prole. Cada mitocôndria contém ADN mitocondrial e a comparação das sequências deste ADN revela uma filogenia molecular.
A Eva mitocondrial recebe seu nome da Eva que é relatada no livro de Gênesis da Bíblia. Isto tem levado a alguns mal entendidos entre o público geral. Um erro comum é crer que Eva foi o único ancestral feminino vivendo em seu tempo. É muito provável que muitas mulheres anteriores a Eva e também muitas pertencentes àquela época, haviam tido descendência até certo momento no passado. Entretanto, somente a Eva mitocondrial produziu uma linhagem completa de filhas mulheres até nossos tempos; pelo que é o ancestral feminino do qual provém toda a população atual.
O fundamento da linhagem da Eva mitocondrial, é que ao revisar a árvore genealógica de todos os seres humanos que vivem na atualidade (através da genética), se segue-se uma linha de cada individuo a sua mãe, e se estas linhas são contínuas desde cada uma dessas mães a suas respectivas mães, se estará retrocedendo no tempo e todas as linhas convergirão em um ponto em que todas as filhas compartilham a mesma mãe. Neste seguimento, quanto mais se retroceda no tempo, menos linhagens restarão até que fique só uma; a qual corresponderia à Eva mitocondrial.
Por ela, quanto menor é uma população, mais rapidamente converge o ADN mitocondrial; as migrações de pequenos grupos de pessoas derivam (Deriva genética) logo de umas poucas gerações até um ADN mitocondrial comum. Isto serve como sustentação à teoria da origem comum. Esta teoria planteia que os seres humanos modernos (Homo sapiens) se originaram na África entre 100 e 200 mil anos atrás.

Comparação entre Eva Mitocondrial e Adão Cromossomial-Y

Assim como as mitocôndrias se relacionam por via materna, os cromossomas Y relacionam-se por via paterna. Portanto, é válido aplicar os mesmos princípios com estes. O ancestral comum mais próximo por via paterna tem sido nomeado Adão cromossomial-Y. Entretanto, é muito importante esclarecer que não viveu na mesma época que a Eva mitocondrial. Pelo contrário, a sua existência foi de pelo menos 50 mil anos cedo.

Referências
1. ↑ Cann, R.L., Stoneking, M., and Wilson, A.C., 1987, "Mitochondrial DNA and human evolution", Nature 325; pp 31–36. Online: Cann et al. (1987)

Bibliografia

1. Marianne Schwartz y John Vissing, 2002. "Paternal Inheritance of Mitochondrial DNA", New England Journal of Medicine. 347:576-580. [1]


2. "Mitochondria can be inherited from both parents", New Scientist artigo sobre o informe de SchwartzeVissing; [2]


3. Sutovsky, P., et al. 1999. "Ubiquitin tag for sperm mitochondria." Nature 402(Nov. 25):371-372. Resumo disponível em [3] e discutido em [4].


4. Pakendorf, B. & Stoneking, M. 2005. "Mitochondrial DNA and human evolution". Annual Review of Genomics and Human Genetics. 6:165–83. "Review" muito recomendável para adquirir uma visão geral e bem referenciada acerca do genoma mitocondrial, sua herança matrilinear e seu interesse em estudos de genômica comparada. Resumo disponível em [5].


5. Sykes, Bryan; Las siete hijas de Eva; Editorial Debate ,2001; ISBN 978-84-8306-476-4

LOUCURA E OBSSESSÃO

Manoel Philomeno explica que a obsessão é uma espécie de assédio espiritual que um espírito começa a exercer sobre uma pessoa e que esta se dá devido a uma perfeita sintonia entre obsessor e obsidiado.

Os motivos da obsessão podem ser diversos, mas quando esta apresenta características de tenacidade, geralmente trata-se de uma vingança praticada contra os atos que o encarnado cometeu contra o espírito obsessor, quando este ainda revestia a indumentária carnal.
O perseguidor desencarnado começa a se insinuar ao encarnado insuflando-lhe através da via telepática, idéias fixas, preocupações, medos infundados…
Aproveitando-se dos complexos, recalques e reações pessimistas de sua vítima - que o perseguidor espiritual vai explorar habilmente -, se forma uma tomada, numa espécie de intercâmbio psíquico.
Á partir daí, quando já está estabelecida a interferência e pelos fluidos deletérios que assimila do algoz espiritual, se originam os variados desequilíbrios psíquicos e orgânicos que atingem o hospedeiro encarnado.
Manoel Philomeno esclarece que "A mente, viciada e aturdida pelas ondas perturbadoras que capta do obsessor, perde o controle harmônico, automático sobre as células, facultando que as bactérias patológicas proliferem, dominadoras. Tal inarmonia propicia a degenerescência celular em forma de cânceres, tuberculose, hanseníase e outras doenças de etiopatogenias complexas, (...)".
Quanto maior a duração do intercâmbio psíquico, mais profunda vai se tornando a indução obsessiva e mais escassas as possibilidades de reversibilidade da situação, podendo levar a vítima a alucinação total…
Isto quando o obsessor também não passa a agir sobre os centros motores do indivíduo, por uma vigorosa e contínua ação fluídica, resultando numa obsessão físio-psíquica, interferindo no anabolismo e catabolismo, prejudicando o metabolismo geral do organismo.
Gostaríamos de lembrar que Manoel Philomeno de Miranda diz em seus livros que nem todas as distonias mentais são resultado da obsessão.
Na raiz das patologias mentais também existem os fatores físicos de origem congênita, os distúrbios glandulares, as anomalias da personalidade, sem falar nas descobertas da química cerebral no que se refere ao papel dos neurotransmissores na formação dos pensamentos e emoções.
Nós espíritas devemos nos deter na análise das psicopatogêneses espirituais, jamais desdenhando do tratamento médico, tratando do espírito, pois quem trata da matéria é a medicina terrena, uma vez que os espíritos superiores disseram à Kardec na questão 474 do *L. E: "(...) Freqüentemente se têm tomado por possessos criaturas epiléticas ou loucas, que mais necessitam de médico do que de exorcismo."
Por outro lado o Espiritismo abre um novo paradigma á psiquiatria, oferecendo a terapêutica espírita como tratamento coadjuvante na problemática das doenças mentais, visto que obsessão espiritual e afecção mental muitas vezes andam de mãos dadas.
Utilizando-se dos recursos da fluidoterapia como o passe magnético, a água fluidificada, bem como do hábito da oração como intercâmbio de forças, conjugado com a psicoterapia do Evangelho visando a mudança de atitude mental, o obsidiado consegue elevar o seu padrão vibratório, ficando indene às vibrações negativas do obsessor, porquanto a parasitose espiritual é uma questão de sintonia vibracional.
O obsessor por sua vez, conduzido pela equipe espiritual da casa à sessões desobsessivas, merece ser tratado com respeito e carinho, onde o doutrinador deve compreender-lhe as dores morais pelos acontecimentos de que foi vítima no passado, indicando-lhe como lenitivo para seu sofrimento a terapêutica do perdão, pois pelas próprias palavras de Manoel Philomeno Miranda " (...) toda ação má procede sempre de quem não está bem".






Fonte: Biografia de Manoel Philomeno de Miranda.

Fantasmas da avareza

"Não havíamos atravessado grande distância, quando curiosa assembléia de velhinhos se postou ao nosso lado.

Mostravam todos carantonhas de aspecto lamentável. Esfarrapados, esqueléticos, traziam as mãos cheias de substância lodosa que levavam de quando em quando ao peito, ansiosos, aflitos. Ao menor toque de vento, atracavam-se aos fragmentos de lama, colocando-os de encontro ao coração, demonstrando infinito receio de perdê-los. Entreolhavam-se apavorados, como se temessem desastre próximo. Cochichavam entre si, maliciosos e desconfiados. Às vezes, faziam menção de correr, mas retinham-se no mesmo lugar, entre o medo e a suspeita.
Um deles observou em voz rouquenha: - Precisamos de alguma saída. Não podemos com delongas. E nossos negócios? nossas casas? Incalculável é a riqueza que descobrimos...
E indicava com ufania os punhados de lodo a escorregar-lhe das mãos aduncas.
— Mas... — prosseguia, pensativo — todo este ouro, que temos conosco, permanece à mercê de ladrões, nesta miserável charneca. Imprescindível é ganharmos o caminho de volta. Isto aqui assombraria a qualquer.
Escutando a singular personagem, dirigi interrogativo olhar a Calderaro (Instrutor), que me esclareceu, atencioso: - São usurários desencarnados há muitos anos. Desceram a tão profundo grau de apego à fortuna material transitória, que se tornaram ineptos ao equilíbrio na zona mental do trabalho digno, por incapazes de acesso ao santuário interno das aspirações superiores. Na Crosta da Terra, não enxergavam meios de se ampararem com a ambição moderada e lie, nem reparavam nos métodos de que usaram para atingir os fins egoísticos. Menosprezavam direitos alheios e escarneciam das aflições dos outros. Armavam verdadeiras ciladas a companheiros incautos, no propósito de sugar-lhes as economias, locupletando-se à custa da ingenuidade e da cega confiança. Tantos sofrimentos difundiram com as suas irrefletidas ações, que a matéria mental das vítimas, em maléficas emissões de vingança e de maldição, lhes impôs etérea couraça ao campo das idéias; assim, atordoadas, fixam-se estas nos delitos do pretérito, transformando-os em autênticos fantasmas da avareza, atormentada pelas miragens de ouro neste deserto de padecimentos. Não podemos predizer quando despertem, dada a situação em que se encontram.
Lamentei-os sinceramente, ao que Calderaro obtemperou: - Enlouqueceram na paixão de possuir, acabando a sinistra aventura escravos de monstros mentais de formação indefinível.
Dispunha-me a redarguir, quando um dos anciães alçou a voz no estranho concerto, exclamando: - Amigos, não seremos vítimas dum pesadelo? às vezes, chego a supor que estamos equivocados. Há quanto tempo deambulamos fora do lar? onde estamos? não teríamos enlouquecido?"

André Luiz - Ver a coleção de que começa com o livro NOSSO LAR.

link para download do livro NOSSO LAR http://www.4shared.com/file/103930773/41de542e/I_NOSSO_LAR.html

quinta-feira, 25 de março de 2010

Homem salva mais de 2 milhões de bebês com seu sangue

O plasma sanguíneo de James é usado na criação de uma vacina aplicada em mães para evitar que seus bebês sofram da doença de Rhesus, também conhecida como doença hemolítica ou eritroblastose fetal.

A doença causa incompatibilidade entre o feto e a mãe. A doença acontece quando o sangue da mãe é Rh- e o do bebê é Rh+. Após uma primeira gravidez nestas condições ou após ter recebido uma transfusão contendo sangue Rh+, a mãe cria anticorpos que passam a atacar o sangue do bebê.
Vacina Anti-D previne a formação de anticorpos contra eritrócitos Rh-positivos em pessoas Rh-negativas.
O sangue de James, de 74 anos, no entanto, é capaz de tratar essa condição mesmo depois do nascimento da criança, prevenindo a doença.
Após as primeiras doações à Cruz Vermelha australiana, descobriu-se a qualidade especial do sangue de Harrison. Foi quando ele ganhou o apelido de "o homem com o braço de ouro".
Em mais de uma década, ele fez 984 doações de sangue e deve chegar a de número mil ainda nesse ano, pois não pretende parar de doar.
James se tornou voluntário de pesquisas e testes que resultaram no desenvolvimento de uma vacina conhecida como Anti-D, que previne a formação de anticorpos contra eritrócitos Rh-positivos em pessoas Rh-negativas.
Antes da vacina Anti-D, Rhesus era a causa de morte e de danos cerebrais de milhares de recém-nascidos na Austrália.
Aos 14 anos de idade, James teve de passar por uma cirurgia no peito e precisou de quase 14 litros de sangue para sobreviver. A experiência foi o que o levou, ao completar 18 anos de idade, a passar a doar com constância o próprio sangue.
Seu sangue foi considerado tão especial que o australiano recebeu um seguro de vida no valor de um milhão de dólares australianos, o equivalente a R$ 1,8 milhão.


Fonte:


BBC



sábado, 20 de março de 2010

A ALMA DO MUNDO – Chico Xavier

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.
Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria:
a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

PSICOPICTOGRAFIA

Milhares de quadros pintados


Criada numa família católica, Solange Giro, 46 anos, de Parapuã, interior de São Paulo, teve o primeiro contato com o espiritismo aos 20 anos, ao conhecer o marido. Ele, que perdera uma noiva, buscava o entendimento da morte. Já casada e com dois filhos, passou a sofrer de depressão. Encontrou alívio na desobsessão (trabalho que libertaria a pessoa de um espírito que a domina). A mediunidade dava os primeiros sinais. Logo passou a ouvir e ver espíritos. O dom da psicografia veio em seguida. Era um treino para ser iniciada na pintura mediúnica. “Pintei cinco mil quadros no primeiro ano. Estão guardados. Não tive autorização para mostrálos”, conta Solange, que diz nunca ter estudado artes. Nos últimos 13 anos, ela recebeu aval de seu mentor para vender os quadros. O dinheiro é revertido para a caridade.


O psiquiatra Sérgio Felipe Oliveira rebate a incredulidade. “Se uma pessoa está em cirurgia numa sala e consegue descrever em detalhes o que ocorreu em um ambiente do outro lado da parede, é possível ser apenas uma sensação?” Essa é uma pergunta que nenhuma das frentes de pesquisa se arrisca – ou consegue – a responder com exatidão. Da mesma maneira que todos os presentes à sessão de pintura em Indaiatuba saíram atônicos, sem conseguir explicar como alguém que conheceram numa noite foi capaz de decifrar suas angústias mais inconfessáveis.

O desenvolvimento espiritual e a reforma íntima depende de cada um de nós!

É possível que uma pessoa seja mais elevada do que outra espiritualmente? Creio que não, desde que todos tenham as mesmas oportunidades, vontade de estudar , aprender e se dedicar ao outro como a si mesmo. Alguns podem ter um nível melhor de percepção, mas não deve existir nenhum tipo de hierarquia. Existem momentos em que buscamos Deus quando nos sentimos impotentes diante de um impasse, quando angustiados, com medo de morrer ou com o sentimento de abandono. Mas não precisamos Buscá-lo, pois Deus vem ao nosso encontro quando elevamos nossas preces a Ele.


Todos nós somos dotados de iguais capacidades, responsabilidades e alguns podem ter mais religiosidade em um determinado período, mas isso não significa que sejam melhores, pois somos espiritualmente iguais perante Deus.


Alguns estudiosos da espiritualidade não se desenvolvem como deveriam e sua energia vital permanece estagnada no chackra instintivo. O resultado é que acabam fazendo contatos espirituais distorcidos. Estes contatos são feitos na mesma frequência energética das pessoas: as esclarecidas recebem mensagens de luz; intermediárias recebem mensagens intermediárias; médiuns instintivos recebem energias igualmente instintivas; em alguma ocasião poderão ou não ter um melhor desenvolvimento da percepção quanto à vida, ao Todo e ao Uno.
É preciso harmonizar os chackras e crescer espiritualmente para contatar a Luz. Só conseguimos isso quando se cria condições apropriadas, através da leitura, orações (que nos colocam em diálogo com Deus), estudo e meditação que se transformam em conhecimento e depois em sabedoria.


Mas, pergunto: como é possível meditar com tagarelice? Como olhar para si mesmo se nos preocupamos com a vida dos outros? Existe a possibilidade de uma leitura profunda em meio a uma festa ou uma conversa banal? Ou de orar sem que haja um período anterior de concentração? Ou se a inveja é sempre presente?


Podemos esclarecer que o desenvolvimento espiritual está ligado à energia chamada kundalini. Todos a possuem, ela é a própria energia vital representada por uma serpente que se insinua ao longo da coluna vertebral, do cóccix, ao alto da cabeça que começa em um ponto de energia localizado entre o ânus e o órgão sexual. Ela irá subir e passar por vários outros pontos energéticos ao longo do corpo, como o chackra supra-renal (localizado quatro dedos abaixo do umbigo), estômago (chackra solar), coração (chackra cardíaco), garganta (chackra laríngeo), entre os dois olhos (chackra da terceira visão), até sair por um ponto na moleira (chackra coronário).
A supremacia espiritual está localizada nos dois últimos chackras, o da terceira visão( Frontal ) e o coronário. A energia vital deve sempre ascender em direção ao céu, pois caso contrário, se retornar, o ser humano se tornará instintivo, animalesco e apenas sexualizado.


O desenvolvimento espiritual é algo pessoal, assim como a reforma íntima,depende do desejo e da vontade de cada um  em perseverar, desejar e querer verdadeiramente deixar o homem velho para trás e colocar o homem novo para fora , indo assim  ao encontro da verdadeira essência que é o  Cristo Interno de cada um.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Gene permite recuperação de ferimentos sem cicatrizes

Gene da cicatrização



Um grupo de cientistas nos Estados Unidos descobriu um gene que pode estar envolvido na regeneração de tecidos em mamíferos.

A imagem mostra o fechamento praticamente completo de furos nas orelhas dos animais sem o gene (parte de baixo da imagem).

De acordo com a pesquisa, a ausência do gene, chamado de p21, deu aos camundongos uma capacidade de regenerar tecidos perdidos semelhante à de alguns répteis e vermes.

O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cicatrização de lagartixa


Diferente do que ocorre normalmente em mamíferos, que curam feridas externas por meio da formação de cicatrizes, a perda do gene p21 fez com que as células dos camundongos geneticamente modificados se comportassem mais como células-tronco embrionárias do que como células adultas.

Os resultados fornecem evidência sólida da relação entre a regeneração de tecidos e o controle da divisão celular.

"Como uma lagartixa que perdeu um membro, os camundongos no estudo substituíram tecido perdido ou danificado com tecido sadio e sem sinais de cicatrizes", disse Ellen Heber-Katz, professor do Instituto Winstar, na Filadélfia, que liderou o estudo.

"Estamos apenas começando a entender as repercussões dessa descoberta. Mas entendemos que esse é um caminho a seguir", disse.


Furo na orelha






O grupo de pesquisadores usou os camundongos geneticamente modificados para tentar resolver uma dúvida levantada em 1996 em seu laboratório.


Naquele ano, os cientistas perfuraram as orelhas de camundongos modificados de modo a poder distingui-los em estudos. Algumas semanas depois, foram surpreendidos ao verificar que os furos haviam sumido sem deixar sinais.


Desde então, o grupo deu início a uma pesquisa, em colaboração com outros institutos norte-americanos, com o objetivo de mapear os genes que estariam envolvidos na capacidade de regeneração observada.


Ciclo celular

Os cientistas verificaram que as células nos camundongos modificados se comportavam de maneira atípica, com diferenças profundas em características do ciclo celular em relação aos demais animais.

Após muitas análises genéticas, o grupo conseguiu identificar que o p21, que está envolvido no ciclo celular, estava consistentemente inativo em células das orelhas dos camundongos que tiveram a regeneração dos tecidos perfurados.

Em seguida, os cientistas reproduziram nova linhagem de camundongos, dessa vez com a remoção propositada do gene p21. A capacidade de regenerar tecido lesionado foi facilmente observada.

O tempo nos dá "Ânimo Forte"

De Ânimo Forte


"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação."


- Paulo. (II TIMÓTEO, 1:7.)


Não faltam recursos de trabalho espiritual a todo irmão que deseje reerguer-se, aprimorar-se, elevar-se.


Lacunas e necessidades, problemas e obstáculos desafiam o espírito de serviço dos companheiros de fé, em toda parte.




A ignorância pede instrutores, a dor reclama enfermeiros, o desespero suplica orientadores.


Onde, porém, os que procuram abraçar o trabalho por amor de servir?


Com raras exceções, observamos, na maioria das vezes, a fuga, o pretexto, o retraimento.


Aqui, há temor de responsabilidade; ali, receios da crítica; acolá, pavor de iniciativa a benefício de todos. Como poderá o artista fazer ouvir a beleza da melodia se lhe foge o instrumento? Nesse caso. temos em Jesus o artista divino e em nós outros, encarnados e


desencarnados, os instrumentos dEle para a eterna melodia do bem no mundo. Se algemamos o coração ao medo de trabalhar em benefício coletivo, como


encontrar serviço feito que tranqüilize e ajude a nós mesmos? como recolher felicidade que não semeamos ou amealhar dons de que nos afastamos suspeitosos? Onde esteja a possibilidade de sermos úteis, avancemos, de ânimo forte, para a


frente, construindo o bem, ainda que defrontados pela ironia, pela frieza ou pela


ingratidão, porque, conforme a palavra iluminada do apóstolo aos gentios, "Deus não nos


deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação". 38 32 EM NOSSA LUTA "Segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição." - Paulo. (II CORÍNTIOS, 13:10.) Em nossa luta diária, tenhamos suficiente cuidado no uso dos poderes que nos


foram emprestados pelo Senhor. A idéia de destruição assalta-nos a mente em ocasiões incontáveis. Associações de forças menos esclarecidas no bem e na verdade? Somos tentados a movimentar processos de aniquilamento. Companheiros menos desejáveis nos trabalhos de cada dia? Intentamos abandoná-los de vez. Cooperadores endurecidos? Deixá-los ao desamparo. Manifestações apaixonadas, em desacordo com os imperativos da prudência evangélica?


Nossos ímpetos iniciais resumem-se a propósitos de sufocação violenta.


Algo que nos contrarie as idéias e os programas pessoais?


Nossa intolerância cristalizada reclama destruição.


Entretanto, qual a finalidade dos poderes que repousam em nossas mãos, em nome do Divino Doador?


Responde-nos Paulo de Tarso, com muita propriedade, esclarecendo-nos que recebeu faculdades do Senhor para edificar e não para destruir.


Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado.


Renovemos para o bem, transformemos para a luz.


O Supremo Pai não nos concede poderes para disseminarmos a morte. Nossa missão é de amor infatigável para a Vida Abundante.


Livro: Vinhas de Luz - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier

segunda-feira, 15 de março de 2010

Calaram a minha voz!

Um dia um preto velho me disse:
- Filho não sejas um baú de conhecimentos fechado, abra seu peito solte sua voz , vc precisa disseminar a doutrina do PAI, e assim venho ao longo de minha caminhada falando sobre as coisas do espiritismo, sobre as coisas do coração, com amor com paixão.
Mas hoje minha voz se calou, calou para todos , calou para tudo, não  posso mais meu velho falar para quem não quer ouvir, ensinar para quem não quer aprender, orientar quem já não quer ser orientado, não posso mais meu velho buscar no outro a razão para meu encanto, tenho agora que buscar dentro de mim as forças que me façam feliz, muito falei, muito mostrei, mas pouco aprendi, quanto mais eu ouço, quanto mais eu estudo, quanto mais eu penso que sei mais descubro que nada sei.
É meu querido preto velho, hoje calaram a minha voz, te peço perdão se não consegui ser o que me orientaste, se não consegui falar tanto quanto deveria, se não pude mostrar a todos o que me pediste, mas estou encarnado, ainda não tenho sua pureza, ainda não tenho sua grandeza, ainda não sei ter dentro de mim o perdão que tanto tú me orientas a ter e que tanto prego para aqueles que de mim necessitam.
É meu velho falar é fácil, o difícil é ouvir, o difícil é olhar o outro como a ti mesmo, mas tenho FÈ, e isso ninguém tira de mim, tenho esperança e força, a força que tú me deste a força que tú me mostraste naquela tarde de sábado , naquele toco, naquele cantinho, quando me viste e me chamaste - Filho em que pensas?
O meu querido preto velho, penso no outro, penso no tudo que acontece entorno de nós, penso no que poderei eu fazer para amainar o sofrimento de tanta gente que vem a está casa a procura de socorro, e tú me dissestes, -fale com eles, mostre a eles que a felicidade está dentro deles , diga que estão procurando no lugar errado, basta que olhem bem dentro de si e perceberão que não precisam de nada a não ser a certeza de que o PAI jamais os esqueceu, de que o PAI está junto de todos nós e que basta chamar por ele e ele ali estará.
E assim meu velho tem sido até hoje, mas hoje essa voz calou.
Mas quem sabe um dia em outro lugar em outro momento eu possa novamente mostrar para quem de mim necessitar que não sou um baú fechado, que não guardo pra mim o que deve ser aprendido por todos , que não estou apenas fingindo ser o que ralmente não sou, uma voz que se calou!!!  

A felicidade está dentro de nós, acredite !

Foi Deus que nos criou. A marca do Criador está inserida no âmago do nosso ser.



Debalde, alguns proclamam-se ateus, divulgando por todos os meios ao seu alcance ideias materialistas, indo na contramão do desenvolvimento espiritual tanto seu como dos que consegue contaminar.


O sentimento religioso é inerente ao ser humano. Pode o homem, por ação do livre-arbítrio, abafá-lo por algum tempo mas jamais ad eternum.


A fé tem a ver com esse sentimento inato e mais íntimo de cada um. Todavia ela não é automática. Para desenvolver-se precisa, como todas as virtudes, de exercício e determinação.


Ela está atrelada à caridade, impulsionando o homem na direção da solidariedade.


Está vinculada à razão para ser forte como a rocha, sincera, raciocinada, inabalável, não se deixando abalar com falácias e armadilhas tão comuns no mundo atual.


Como um campo, ela é cultivável pela boa-vontade, pelos bons propósitos, pela busca da reforma íntima.


Nossa programação reencarnatória inclui o lado da fé, que precisa ser buscada e aprimorada no dia-a-dia contrapondo-se ao desânimo, à preguiça, ao desencanto, à desesperança, à irresignação, à impaciência.


No mundo conturbado de hoje, como anda nossa fé? É estável ou vacila?


A fé diferencia no potencial, de criatura para criatura, porque somos herdeiros de nossas próprias obras.


Quem já nasce com fé vigorosa é porque a conquistou no passado, esforçou-se na sua direção, acreditando e confiando em Deus e nas suas leis imutáveis, que visam o nosso bem.


Quem a tem fraca, vacilante, instável, é convidado a desenvolvê-la agora, investindo nela para seu bem-estar espiritual.


No aspecto do estudo, os livros básicos da Doutrina Espírita, em especial “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, contribuem sobremaneira nesse sentido.


No campo do exercício e da vivência, a oração e a vigilância são indispensáveis para não nos deixarmos tomar de assalto pelas imperfeições morais que comprometem a sintonia da mente e os valores dos bons sentimentos.


A prece sincera, que parte do coração e é entendida pela razão, estabelece ligações espirituais positivas, encoranjando o ser humano a perseverar no bom caminho e dando-lhe forças, que secundam as suas, nesse desiderato.


Ela tem o dom de proporcionar bem-estar e auxiliar os benfeitores espirituais a afastarem más influências, pela interação magnética benéfica que estabelece entre os dois planos da vida, tanto a quem ora como a quem ela é dirigida.


Quem não busca a felicidade? Quem não procura seu bem-estar espiritual?


Entrentanto isso tudo não será alcançado de graça, requerendo ação enérgica de nossa parte.


Qual o modelo? – Jesus.


Qual o roteiro? – Seus ensinamentos.


Qual a estratégia? – A fé raciocinada.


Nossa passagem pelo mundo material é efêmera, fugaz, transitória. A vida espiritual, sabemos, é a definitiva.


O bem-estar que almejamos de verdade é aquele que tanto nos ampare no presente como nos acompanhe no futuro.


Para isso, investir na pureza de coração e no equilíbrio da mente é fundamental.

sábado, 6 de março de 2010

OBSESSÃO NO CENTRO ESPÍRITA

Enganam-se quantos imaginam que os espíritos obsessores não tenham acesso à casa espírita, influenciando os medianeiros que nela trabalham.



Os espíritos têm acesso a qualquer lugar para o qual se sintam atraídos, seja pelas atitudes de invigilância ou pelos pensamentos infelizes de quem lhes ofereça sintonia.


Um centro espírita pode, perfeitamente, estar sob a direção espiritual de entidades não evangelizadas, de espíritos que não tenham comprometimento com o Evangelho. Díriramos mesmo que, determinados núcleos espíritas, ou que se rotulem com tais, são verdadeiros quartéis-generais de espíritos inimigos da Doutrina, entidades pseudo-sábias e sofistas cuja única preocupação é a de estabelecer a cizânia.


Na casa espírita onde predominem os bons sentimentos de seus freqüentadores, o desejo do bem e o estudo da Doutrina, os espíritos obsessores não têm acesso podem até, como na maioria das vezes acontece, mover-lhe uma perseguição externa, na tentativa de atingi-la indiretamente, mas não conseguem varar o bloqueio natural que a preserva do assédio direto das trevas.


Existem pontos no centro espírita sobre os quais os seus dirigentes carecem de exercer uma maior vigilância.


Já tivemos oportunidade de nos referir aos perigos de uma reunião de desobsessão desorganizada, levada a efeito sem os devidos cuidados doutrinários. Uma outra atividade, todavia, que pode dar margem a muita perturbação para o grupo é justamente a relacionada ao passe. Como percebemos sempre uma tarefa ligada ao exercício da mediunidade.


Dentro da cabina de passe, os médiuns carecem estar sempre atentos, cooperando na vigilância uns dos outros. Costuma ser ali que os espíritos obsessores, valendo-se da proximidade física das pessoas, encontram facilidade para se insinuarem com os seus pensamentos maledicentes. Nada, por exemplo, de um médium atender sozinho no passe uma pessoa do sexo oposto ou de sentir necessidade de tocar o corpo de quem está se beneficiando dos recursos terapêuticos dispensados no momento do passe. Nada, ainda, de dar passividade pela incorporação às entidades espirituais que possivelmente estejam acompanhando o assistido... A mediunidade legítima é sempre exercida com discrição.


Costumam ser no instante no passe, devido ao grande afluxo de encarnados na instituição, que os médiuns se fragilizam a obsessão, não raro, pode começar a se instalar por um simples olhar invigilante!


O médium ainda algo personalista, querendo se prevalecer sobre os demais, não se contenta com a transmissão do passe transmite, a todo momento, supostos recados do Mais Além a quem sai, fornece diagnósticos a respeito de enfermidades inexistente, fazem previsões absurdas, descrevem quadros de sua imaginação... Este comportamento necessita ser combatido, para que, por exemplo, um médium de faculdades promissoras não extrapole.


É na cabina de passes que muitos medianeiros começam a acalentar a idéia de um trabalho de cura só para si!


Quando o médium perde a simplicidade sentimento de auto defesa que lhe garante imunidade contra a obsessão -, ele se transfigura em intérprete da perturbação, passando a ser na casa espírita um problema de difícil solução.


Do livro "CONVERSANDO COM OS MÉDIUNS"


Pelo Espírito Odilon Fernandes


Psicografado por Carlos A. Baccelli

Observado pela primeira vez moléculas de DNA sendo danificadas pela luz ultravioleta.

Não é novidade que exposição em excesso aos raios do sol faz mal. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer mais freqüente é o de pele, que corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados no país. Mas ninguém havia visto ainda os danos provocados pela luz ultravioleta não à epiderme, mas à própria molécula que carrega as instruções genéticas da vida.



Um grupo de pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos conseguiu observar em tempo real prejuízos promovidos pela luz ultravioleta em cadeias de DNA. Pior: eles verificaram que a reação química ocorre em enorme velocidade, de menos de um picossegundo (trilionésimo de segundo).


Cientistas estudam os danos provocados pelos raios UV para tentar compreender o papel desses em queimaduras solares e em doenças como câncer de pele. O novo trabalho, publicado na edição atual da revista Science, indica que os danos dependem em grande parte da posição do DNA no momento em que os raios ultravioleta atingem a molécula.


Segundo Bern Kohler, da Universidade do Estado de Ohio e um dos autores do estudo, a luz ultravioleta estimula a molécula de DNA pela adição de energia. O estado energizado freqüentemente decai de forma inofensiva à molécula, mas em alguns casos ele dispara uma reação que altera a estrutura dessa.


Cientistas acreditavam que, quanto mais uma molécula de DNA fosse excitada por energia ultravioleta, maiores as chances de que sofresse algum dano. Ou seja, estados mais prolongados de estimulação seriam mais perigosos. Mas o novo estudo mostra que o tipo mais comum de dano é causado justamente pela estimulação breve.


“A velocidade dessa reação tem conseqüências importantes para entender como o DNA é danificado pela luz ultravioleta. Em nosso estudo, não vimos qualquer evidência de que estados energéticos prolongados fossem responsáveis pelos danos, mas sim as excitações mais curtas”, disse Kohler em comunicado da Universidade do Estado de Ohio.


Os danos identificados consistiram de duas pequenas ligações moleculares formadas onde não deveriam: entre duas bases de timina. A timina é uma base nitrogenada que se emparelha com a adenina na molécula de DNA.


O DNA emprega reações químicas específicas para se curar, mas, quando os danos são demasiados, ele passa a não mais se replicar corretamente. Células danificadas de forma grave simplesmente morrem. Os cientistas apontam que os danos crônicos criariam mutações que levariam a doenças como o melanoma.


O DNA se move constante e rapidamente, em uma flexibilidade que torna possível as reações químicas normais que ocorrem em uma célula. O problema, segundo o estudo agora divulgado, é que a velocidade dos raios ultravioleta em provocar danos é muito maior do que a das adaptações do DNA.


Agência FAPESP

Revolução na virologia

Os vírus são definidos como agentes infecciosos, constituídos por uma cápsula protéica que envolve o genoma. Este é formado por um ácido nucléico, que pode ser o DNA ou o RNA, mas nunca os dois. A presença de DNA ou de RNA é um critério usado na classificação dos vírus. Assim o HIV, vírus da Aids, é um vírus de RNA. Já o vírus da gripe apresenta DNA. O HCMV (citomegalovírus humano) pertence ao grupo dos herpevírus, agentes etiológicos do herpes e da mononucleose, e apresenta genoma com DNA. Pesquisadores da Universidade de Princeton (USA) descobriram que o HCMV contém, além do genoma com DNA, mais quatro tipos de RNA. Quando o HCMV infecta uma célula, o DNA viral atinge o núcleo da mesma, passando a comandar o metabolismo com a finalidade de se reproduzir. A presença do RNA viral permite ao vírus um ataque mais rápido. Assim, antes que o DNA atinja o núcleo, o RNA começa a produzir proteínas virais, acelerando a reprodução do vírus e a destruição da célula

Arroz transgênico supre a falta da vitamina A

O betacaroteno é a provitamina A, um precursor da vitamina A que, no organismo humano, atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção da estrutura epitelial normal. A carência dessa vitamina provoca a cegueira noturna e a xeroftalmia (ressecamento da córnea), além da pele seca e escamosa.

No arroz normal o betacaroteno aparece na casca, que é retirada quando o arroz é beneficiado. Populações da Ásia que se nutrem de uma dieta rica em arroz apresentam baixos níveis de vitamina A.
A engenharia genética obteve um arroz transgênico que recebeu genes da planta narciso, permitindo a produção do betacaroteno no endosperma (parte central do grão). Desse modo, mesmo beneficiado, o arroz transgênico, chamado de dourado, fornece a provitamina A ao homem.

CANCER - A ERVA QUE CURA

FOLHA DE GRAVIOLA




A folha de graviola cura câncer.



Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe confidenciou a seguinte história:



Que sua esposa após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar

pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados.

Foi então, que ele descobriu uma publicação sobre o chá de Graviola.



CHÁ DE GRAVIOLA.

A notícia estava em um site e o título do artigo é CANCER MAGIC BULLET

DISCOVERED, but drug giants hushes it up! - 10,000 times stronger than

chemotherapy with no adverse side effects.....

Na reportagem eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA é 10.000 vezes

mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais.

Podemos citar  também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica.

Porem, sabemos que ela é encontrada em todo o Brasil.

Enfim, a esposa dele também tomou o chá, e em dois meses não tinha mais

nenhuma seqüela ou ferida. Hoje está viva e saudável!

ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:


- American College for the Advancement in Medicine: www.acam.org

- American Academy of Environmental Medicine: www.aaem.com

- International College of Intergrative Medicine: www.icimed.com

- Meridian Valley Laboratory: www.meridianvalleylab.com

- Tahoma Clinic and Dispensary: www.tahoma-clinic.com

Evolução do Espiritismo

Livro: Sol nas Almas



André Luiz & Waldo Vieira
Muito embora os desentendimentos e suplementações marginais, compreensivelmente encontradiços aqui e ali, em nossas atividades, não se pode negar o seguro avanço do Espiritismo, em seu primeiro século de existência.
Entre as múltiplas conquistas em que se lhe verifica o progresso, apontemos ligeiramente nas construções que lhe dizem respeito: A valorização do aspecto moral e das conseqüências religiosas.
O estabelecimento necessário da separação entre mediunidade e doutrina.

A acomodação do fenômeno em lugar adequado.

A compreensão do médium por personalidade humana falível.

O reconhecimento de que a desencarnação não altera a criatura de maneira fundamental.

O impositivo de análise nas comunicações e revelações.

A exigência de moralidade e objetivos edificantes nas investigações psíquicas.
O esclarecimento mais amplo em torno de determinadas manifestações dos desencarnados.
A sublimação gradativa das faculdades de efeitos físicos, transferidas de espetáculos menos úteis ao socorro da Humanidade sofredora.

O afastamento gradual da evocação direta.

O aperfeiçoamento das atividades alusivas à desobsessão.

O repúdio à polêmica religiosa.

A elevação do vocabulário doutrinário.

O desbaste natural das influências de outros credos e a poda espontânea de rituais do magismo.


A confirmação progressiva dos princípios espíritas por parte da ciência terrestre.


A melhoria dos processos de divulgação na imprensa falada e escrita.

A orientação clara quanto à educação da infância.

A formação de núcleos da juventude espírita em movimentos próprios.

A criação da literatura espírita.

A intensificação das obras de assistência social.


O culto do Evangelho em família, nos recintos domésticos.


A simplificação de hábitos e definição de atitude da vida dos espíritas.

À vista de semelhantes ocorrências, efetivamente incontestes, reunamos ideais e energias, emoção e discernimento na ampliação do trabalho espírita que nos compete na Seara Redentora de Jesus, com as chaves elucidativas de Allan Kardec, transformando convicção em serviço e convertendo as sensações do maravilhoso em noções de responsabilidade que nos preparem o cérebro e o coração para a Vida Maior.